quarta-feira, 26 de outubro de 2011

projeto

PROJETO

Sapos- Pular, Cantar e Brincar
Alunos atendidos: infantil 1
Duração: 1 mês
Justificativa:
Com este projeto é possível que aluno poderá conhecer os hábitos de vida de um sapo, descobrir sobre a sua alimentação, trabalhar leitura e escrita a partir de músicas sobre sapos, bem como ampliar os conhecimentos sobre o tamanho e o tempo de vida dos sapos.
Objetivos:
Gerais:
·         Explorar poesias sobre o tema;
·         Confeccionar trabalhos artísticos e artesanais sobre o tema;
·         Ouvir histórias literárias sobre o tema;
·         Realizar atividades de pesquisas
·         Produzir relatórios.

Específicos:
·         conhecer as relações de troca dos anfíbios com o meio ambiente e o  homem;
·         identificar o papel positivo dos sapos em nossas vidas;
·         Conhecer a diversidade dos anfíbios;
·         Identificar as características básicas dos anfíbios;
·         Compreender os hábitos dos anfíbios;
·         Compreender como e quando os anfíbios podem ajudar ou prejudicar os seres humanos
·         Identificar as características gerais de diferentes tipos de anfíbios.

Desenvolvimento:
Inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. No trabalho em sala de aula, temos percebido a importância de resgatar com as crianças o que já sabem sobre o que irão estudar, tornando a aprendizagem mais significativa. Por isso, aproveite esse momento, para resgatar com os alunos o que sabem sobre sapos, se já viram algum e o que sentiram ou sentem ao verem um sapo. É importante, observar as expressões que os alunos fazem ao relatarem suas hipóteses para que você possa conduzir o diálogo no sentido de valorizar cada sentimento, tais como: medo, nojo, pavor, alegria etc.
Após o diálogo, disponibilize uma cópia para cada aluno, da letra da música “Sapo Cururu”, uma cantiga popular conhecida por muitas crianças. Leia e cante com a turma.
Sapo Cururu
Cantigas Populares   
Sapo Cururu na beira do rio
Quando o sapo grita, ó Maninha, diz que está com frio
A mulher do sapo, é quem está lá dentro
Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento   
Agora, cada aluno poderá fazer um desenho representando um Sapo Cururu, da forma como o imagina. Possibilite um momento para que os alunos apresentem os seus trabalhos para os colegas e os fixem no mural da sala de aula.
Depois, faça com a turma, a brincadeira de saltar como o sapo. Para isso, os alunos poderão estar organizados em uma roda e ao seu sinal todos devem imitar os movimentos de um sapo. Você poderá filmar esse momento e depois assistir com a turma.
Faça a leitura do texto com a turma, a fim de que os alunos descubram se o Sapo Cururu é realmente perigoso para nós e a forma como ele lança o seu veneno. Também é importante que os alunos observem as imagens do Sapo Cururu e façam uma comparação com o desenho feito por eles na atividade anterior. Para consolidar o conhecimento obtido a partir da leitura do texto, proponha que cada dupla faça um resumo das informações e apresente para a turma, assim, todos poderão compreender melhor que o Sapo Cururu não faz mal para nós e que não precisamos ter medo ou mesmo machucá-lo.
Indague os alunos sobre o que sabem sobre as fases do desenvolvimento de um sapo. Explore as ideias iniciais da turma, registre-as em uma cartolina e depois afixe no mural da sala de aula. Agora, organize a turma em duplas, para realizar outra aula no Laboratório de Informática. Para isso, acesse o sítio abaixo e descubra as fases do desenvolvimento do sapo:
Para ampliar os conhecimentos e trabalhar a conscientização dos cuidados com a natureza e mais especificamente com os animais, sugerimos que leve a turma ao Laboratório de Informática e acesse os sítios abaixo, fazendo a leitura do texto e posteriormente assistindo ao vídeo que apresenta algumas espécies de sapos e rãs em ameaça de extinção:

Avaliação
Professor, como parte integrante do processo de ensino aprendizagem a avaliação necessita permear todo o processo de realização das atividades. Por isso, recorremos à observação, a qual nos fornecerá elementos para perceber o interesse e a disponibilidade dos alunos para com as atividades propostas.

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